quinta-feira, 9 de julho de 2015

Notícias Alcoolizadas #23

É gratificante virar rótulo', brinca
Compadre Washington sobre cerveja

Cantor de pagode baiano estampa bebida batizada de 'Inocente'.
'As pessoas dizem que esse é o bordão do século', comenta sobre sucesso.

Compadre Washington estampa rótulo de cerveja batizada de Inocente (Foto: João Alvarez/Divulgação)Compadre Washington estampa rótulo de cerveja
batizada de Inocente (Foto: João Alvarez/Divulgação)
O músico Compadre Washington que inspirou, com um dos seus bordões, o nome de uma cerveja artesanal contou em entrevista ao G1que é "gratificante depois de tanto tempo virar 'rótulo' de um produto".
"Para mim, é gratificante virar propaganda. Eu sempre usei meus bordões e, graças a Deus, a coisa aconteceu. As pessoas dizem que esse é o bordão do século", brinca o músico.
Intitulada de "Inocente", a marca é uma criação de empresários de Salvador, que escolheram o músico para ser o embaixador da bebida e estampar a garrafa da cerveja.
"As pessoas já me tratam com meus bordões me chamam de ordinário. Se eu tiver parado na rua falam: toma distraído! Então o bordão é minha marca", conta.
O nome escolhido foi inspirado no bordão "Sabe de nada, inocente", que ficou nacionalmente conhecido após a participação do fundador do grupo "É o Tchan" em um dos comerciais da OLX, ex-Bom Negócio.
Sobre a cerveja
A cerveja Inocente é artesanal com "assinatura baiana", mas a pretensão dos empresários é alcançar uma abrangência nacional.
Um um contrato de licenciamento da imagem de Compadre Washington foi fechado e ele receberá uma parcela do valor de cada cerveja vendida.
A bebida será produzida em parceria com a cervejaria paulista Hoffen, com fábrica em Votorantim. Para o primeiro lote foram produzidas 65 mil garrafas de 600 ml. A plano é que, em três meses, a Inocente esteja em 100 pontos de vendas de 12 estados. O valor do investimento não foi divulgado.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Receitas com Cerveja #08 - 08 de Julho Dia do Padeiro


Pão de Malte (Malzbrot)


 300gr de malte de cevada moído (bagaço)
- 800gr de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 350ml de leite
- 1 colher (sopa) de banha (ou margarina)

Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa homogênea. Daí amasse bem por no mínimo 10 minutos.
Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora. Amasse novamente e coloque em forma para pão untada com óleo.
Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho).
Se desejar, antes de ir ao forno pode-se pincelar 1 ovo batido sobre o pão para deixá-lo bem dourado.
Asse em forno alto (250ºC) por 45 minutos.
Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão.
 O resultado é este que você viu no início do deste artigo. Um pão com a casca crocante, macio por dentro e muito saboroso. 

Como opção para que o pão fique mais macio ainda e menos quebradiço, você pode triturar o bagaço do malte no liquidificador junto com o leite antes de misturar os ingredientes. Com isso, o bagaço fica bem moído e se incorpora ainda mais à massa. Veja o resultado desta técnica na foto abaixo, num pão feito com o bagaço de uma cerveja stout (por isso ficou mais escuro).

domingo, 5 de julho de 2015

Cervejarias pelo mundo #01 - 5 de Julho Independência da Venezuela


A outra Polar


Mesmo tão identificada com o Rio Grande do Sul, a marca Polar não existe apenas aqui. Esse é também o nome de uma cervejaria famosa na Venezuela, fundada em 1941.
A Polar de lá  é hoje uma das maiores empresas de bebidas e alimentos do país. Mas o produto mais famoso é mesmo a cerveja homônima, com seu logotipo em branco e azul destacando a figura de um urso polar.
Foto: reprodução
Resta saber como a septuagenária cerveja pilsen venezuelana se sairia em uma comparação com a coirmã gaúcha.
Veja aqui alguns comerciais da Polar de lá:




Você conhece a Polar venezuelana? Comente.